Cientistas dão primeiro passo para a criação de um sabre de luz

Dicas Ultimas Noticias  

star_wars

Caro fã de Guerra nas Estrelas, um dos seus maiores sonhos está mais perto de ser realizado. Um grupo de cientistas, liderado por Mikhail Lukin e Vladan Vuletic, manipulou fótons (partículas emitidas pela luz) e conseguiu uni-los em uma nuvem de átomos superfrios, gerando um estado de matéria que era tido como apenas teórico, segundo a revista Nature.

 

Os cientistas utilizaram uma câmara de vácuo com átomos de rubídio para criar a “matéria fotônica”. O gás dentro da câmara foi resfriado com lasers e o feixe de laser foi também utilizado para lançar fótons individuais. Os fótons perdem energia dentro da nuvem e os pesquisadores notaram que, ao serem lançados em pares eles se fundiam numa única molécula.

Trocando em miúdos: isso abre caminho para o desenvolvimento de aplicações como um sabre de luz, arma utilizada pelos personagens da saga “Guerra nas Estrelas”. A ideia inicial é utilizar a descoberta para desenvolver um computador quântico, milhares de vezes mais veloz que as máquinas atuais. Você compraria um sabre de luz, guerreiro jedi?

 

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/cientistas-mit-d%C3%A3o-primeiro-passo-para-cria%C3%A7%C3%A3o-um-145231038.html


Deixe seu Comentário: