Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física

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Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

A prática de esportes como natação, musculação, corrida, caminhada, entre outros, exige um esforço físico tremendo do organismo. Para algumas pessoas, o uso de suplementos alimentares pode ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais. Mas não se engane ao pensar que é só ir comprando e começando a tomar. Ou cair na prosa dos que usam e recomendam sem acompanhamento médico.

Segundo a nutróloga e especialista em Nutrologia Esportiva, Liliane Oppermann, os suplementos só devem ser usados por quem realmente necessita e com a orientação de um profissional de nutrição. ‘Algumas pessoas recebem indicação de amigos e pensam erroneamente que aquele suplemento será o combustível indispensável para seu progresso nos treinos’, avalia. Em geral, os suplementos são indicados apenas por nutricionistas e direcionados a atletas de competição.

Há inúmeros tipos no mercado, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais procurados estão os repositores de minerais e água, os suplementos fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos.

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

Alguns fatores como perda ou ganho de peso influenciam na hora de escolher uma dieta ou um suplemento, mas apenas um nutricionista pode recomendar uma dieta saudável e específica para pessoas ou atletas que praticam atividades esportivas. Há inúmeros tipos no mercado.

‘Suplementos são substâncias que completam a ingestão de alimentos que não foram consumidos tanto em calorias como em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa’, explica a nutróloga e especialista em Nutrologia Esportiva, Liliane Oppermann.

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

O gasto calórico dos atletas é muito alto e, muitas vezes, apenas a alimentação não é suficiente para repor a necessidade calórica e nutricional. Mas atenção: ‘É fundamental ter a prescrição de um médico para o uso desse tipo de substância’, ressalta a nutróloga Liliane Oppermann.

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

A nutróloga Liliane Oppermann alerta: o atleta iniciante deve tomar alguns cuidados ao ingerir suplementos alimentares, pois alguns possuem inúmeros compostos que podem alterar o seu metabolismo. Quem arrisca consumir sem indicação de um profissional da saúde pode ter problemas futuramente no fígado, rins e no coração.

‘O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde do atleta, por exemplo, a vitamina C pode aumentar o risco de pedras nos rins e no fígado o acúmulo de gordura’, explica a especialista em Nutrologia Esportiva.

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

Para quem faz musculação e tem como objetivo o aumento da massa muscular, o mais indicado, recomenda a nutróloga Liliane Oppermann, é o suplemento à base de proteína.

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

Um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é grande. Por isso, os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos. ‘A suplementação com dextrose, mais conhecida como glicose, é a principal fonte de energia do corpo. É um carboidrato simples que é digerido e absorvido rapidamente dando um aumento de energia imediato’, explica Liliane.

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

Correr e pedalar são exercícios, em geral, de longa duração. Por isso, o suplemento deve ser à base de carboidratos para fornecer energia para o músculo trabalhar adiando a fadiga

Suplementos alimentares: conheça os ideais para cada atividade física - 1 (© Eles podem ser um aliado na hora de repor vitaminas e sais minerais Créditos: Thinkstock)

Para jogadores com rotina de treinamento intenso, sugere-se um consumo adicional de vitaminas C e E para melhorar a resposta imunológica e aprimorar a ação antioxidante. ‘Para o tenista, é recomendado o consumo de repositores energéticos de 30 a 60g para cada hora de exercício’, recomenda a nutróloga.

 

Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/suplementos-alimentares-conhe%C3%A7a-os-ideais-para-cada-atividade-f%C3%ADsica#image=8


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