Usina nuclear de Fukushima está com novo vazamento de água contaminada

Ultimas Noticias  

fukushima

O operador da usina nuclear de Fukushima, no Japão, confirmou nesta quarta-feira que foi encontrado um novo vazamento de água contaminada de um dos tanques de resfriamento da planta. O local foi fortemente atingido pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em março de 2011.

Segundo a Tokyo Electric Power, o novo vazamento foi detectado em um dos tanques circulares instalados ao lado dos reatores. O chefe da controladora, Shunichi Tanaka, afirmou que foi possível contornar o problema imediatamente, embora tenha reconhecido a seriedade do acidente.

A falha foi confirmada após a Tepco detectar no início da semana um aumento das quantidades de césio radioativo no solo. Desde o terremoto que danificou a estrutura da usina, a controladora tenta controlar a temperatura dos reatores, que sofreram vazamento após o abalo sísmico.

No entanto, é constante o número de vazamentos nos reservatórios que abrigam a água contaminada usada para resfriar as pilhas nucleares. Os últimos casos foram em março e abril, quando quatro escapes de água foram registrados em tanques subterrâneos de Fukushima.

Na época, a Tepco informou que precisava de mais espaço para armazenar a água e solicitou a autorização do governo japonês para despejar parte do resíduo do resfriamento no mar. O acordo ainda precisa da aprovação dos pescadores, que há dois anos trabalham de forma reduzida na região da planta.

O acidente nuclear na usina japonesa foi o mais grave desde a destruição da usina de Tchernobyl, na Ucrânia, em 1986. O terremoto e o tsunami destruíram os geradores de emergência e o sistema de refrigeração. Dos quatro reatores, três foram prejudicados.

O acidente provocou vazamento de material radioativo no solo e no lençol freático da região. Em virtude da explosão, cerca de 160 mil pessoas foram desalojadas da região, sem previsão de volta.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/06/1290023-usina-nuclear-de-fukushima-tem-novo-vazamento-de-agua-contaminada.shtml


Deixe seu Comentário:

]]